segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Na generalidade




Na generalidade,é claro,[as pessoas]representam o papel que a sociedade espera delas:casam;trabalham,têm filhos,fundam um lar,votam,tentam mostrar-se perfeitas e respeitar as leis.Mas cada uma delas_homens,mulheres,crianças_possuí uma vida secreta da qual raramente falam e que quase nunca chegam a revelar.E esta vida secreta,para cada um de nós,encontra-se povoada de fantasias ardentes,necessidades incríveis e desejos sufocantes que não são vergonhosas em si,mas que nos ensinaram a considerar como tal...
««Estas palavras não são minhas,pertencem a Charles Sanders,fundador do pragmatismo(entre outros atributos),»»
Acho que ele está certo...durante muito tempo eu não me ri(perdi tanto tempo que agora tenho que recuperar)porque a minha Prof.na Primária assegurava que se houvesse muito riso é porque não havia muito siso,e tinham-me dito que era muito importante uma menina ter juizo!E outras coisas mais que eram"muito feias",por isso tenho que usar a minha irreverência fora do tempo em que o devia ter feito,agora já ninguém me "surripia"o que escrevo e deita na fogueira...imaginando que eu pobre"menina"usava palavras"impróprias" tais como,(AMOR__PAIXÃO),mas como não usá-las se eu"AMO",e se eu sou uma"APAIXONADA"?
Desavergonhada sou eu agora,que não resisto a uma boa conversa e a boas companhias de boa conversa...
Recordo tantas vezes as conversas que tenho por aí com pessoas desconhecidas que agora vou aqui colocar uma que me marcou e que nunca mais esqueci(porque há pessoas que ficam na história da história da gente),eu não sei quem era, encontrei-a numa paragem de autocarro(tinha um ar tão doce,de avó velhinha,disse-me ser de São Vicente(Cabo Verde),a conversa fluía-lhe de tal forma que eu só tinha oportunidade de assentir com a cabeça um sim ou um não...dizia-me ela (Ai minha sra.eu gosto muito de passear,já fui aqui,já fui ali,já fui acolá e acoli e tenho viagem marcada para acoloutro...um sem parar de me confidenciar as suas experiências"viajeiras",antes que chegasse o meu transporte ou o dela(já não sei qual chegou primeiro),ainda me disse isto que por mais anos que eu viva não vou esquecer,aliada á figura ternurenta da avózinha Caboverdiana daquelas que sabe"muuuiiitooo"(Sabe a sra?quem nunca sai do mesmo sitio,ali nasce,ali cresce e ali morre é o porco),parece-me que está explicado porque não mais esqueci esta figura???
Vou-vos contar um segredo!!!Ando a remexer muito no Baú...acho que estou ficando"idosa"!!!...Bom mas pelo menos que eu"idosa"tenha sempre na minha mente o exemplo desta avózinha e vá,vá por aí nem que seja como diria,Alves Redol;vou por aí por esses montes e vales de melancia debaixo do braço e de vez em quando cantando uma moda que me soe bem ao ouvido  tenciono perder-me contemplando o horizonte em  alguma beira de algum riacho rodeado de  estupendas sombras de Salgueiros sentando-me e retalhando algumas fatias da minha melancia ..olhando o Céu...Alves Redol não disse isto tudo?!Acho que estou a divagar quase em passo de corrida.
«««16-05-2011»»»(EU)

Sem comentários:

Poeminha

Leva-me a voar no vento sem rasgar a alma A crescer d'alento nesta tarde calma Não soltes um ai Que se não apague Não pares e vai ...